Pássaros Feridos é um romance que conta a história da orgulhosa e singular família Cleary que vive modestamente em um sítio na Nova Zelândia. Depois de anos sobrevivendo a muito custo de trabalhos temporários em fazendas vizinhas Paddy recebe uma carta de sua meia irmã convidando-o, juntamente com a esposa Fiona e os filhos para morar em sua fazenda na Austrália.
Mary Carson, uma velha viúva autoritária é dona de uma vasta propriedade de criação de carneiros e não tendo filhos, sendo assim deixaria tudo aos sobrinhos.
A narrativa passa por três gerações e os personagens principais são Meggie, a única filha entre vários homens, e Ralph de Bricassart, um padre ambicioso que passa a vida em dilema entre seguir na vida religiosa ou abandoná-la e viver plenamente seu amor. Ele não se deu conta, mas se apaixonou por ela assim que a conhece, ainda criança, quando ela chegou para morar na fazenda.
Mary Carson, apaixonada pelo padre Ralph passa a vida tentando tê-lo a qualquer custo. Assim, não aceita muito bem quando percebe o envolvimento dele pela sobrinha Maggie. Como Ralph não responde aos seus avanços, Mary prepara-se para influenciar o seu destino, mesmo depois de sua morte. Conhecendo o desejo do padre de ocupar um alto cargo no clero, maldosamente arma uma trama para forçá-lo a escolher a Igreja, servindo-se da sua fortuna para separá-lo de Meggie.
Aí o destino se encarrega de os colocar em caminhos diferentes. Ralph segue para Roma, é ordenado arcebispo, mas continua atormentado pelo seu amor impossível. Meggie, numa tentativa desesperada de o esquecer, casa-se com um caçador de dotes, com quem tem uma filha.
Os homens da família Clearys aceitam assumir as rédeas de Drogheda, uma decisão que os leva à tragédia e à morte.
Fiona, a mãe, passa a vida confinada ao silêncio e acaba por descobrir tardiamente que amou o marido. Os filhos homens ela amou desde sempre. O primogênito mais que todos... Já a filha, por ver se repetir sua amarga história ela a rejeita a vida inteira. Tanto no caso da mãe como no da filha o amor mostra a sua faceta mais dolorosa, o pássaro ferido que canta até morrer...
Mesmo durante os anos de separação entre Ralph e Maggie persiste o clima amoroso como se a força do amor de ambos fosse tão grande a ponto de os manter unidos na distância.
Anos depois Ralph acaba por regressar à Austrália para partilhar um breve idílio íntimo com Meggie apesar de ambos saberem que a sua felicidade é passageira. Desse encontro nasce Dane, o filho daquela união condenada. Meggie nunca contou a Ralph sobre o filho que anos depois decide entrar para o clero.
Meggie torna-se uma mulher amargurada pelo fato de que ambos os homens a quem amou terem preferido a Igreja do que a ela mesma. Mas uma tragédia inesperada força Meggie a fazer as pazes com Ralph, a sua família e ela própria.