Orgulho e Preconceito (Jane Austen)


Orgulho e Preconceito é a obra mais popular de Jane Austen. O enredo tem lugar na Inglaterra do início do século XIX, onde vive a família Bennet, com cinco filhas. Toda a família vivia na área rural em Hertfordshire.

A principal personagem é Elizabeth Bennet, ou Lizzy como é chamada, uma bela mulher de 20 anos, possuidora de uma mente ágil e ainda mais ágil na língua. A amada irmã mais velha de Elizabeth, Jane, é mais gentil, mas igualmente, se não mais, atrativa. Outra irmã, Mary, é uma pregadora sem-graça, apaixonada por livros, enquanto as outras, Kitty e Lydia, são descuidadas e paqueradoras adolescentes, atraídas por homens de uniforme. 

Mr. Bennet, pai das moças, é um excêntrico que passa a maior parte de seu tempo se escondendo em seus estudos (um refúgio por sua esposa irritante), e o resto de seu tempo fazendo sarcásticos comentários desmerecendo sua família. Enquanto isso, a queixosa Sra. Bennet, esposa do Sr. Bennet está desesperadamente determinada a assegurar bons partidos para as suas 5 filhas, enquanto tenta manter seus nervos em controle. Como é costume da época, toda a herança da família é herdada pelo filho homem, mas com cinco filhas todos os bens da família Bennet está destinado para um parente distante, e nesse caso o primo Mr. Collins seria o único herdeiro. 

Então isso é mais do que o suficiente para deixar a matriarca da família desesperada para casar logo suas filhas. Quando a propriedade de Netherfield é alugada pelo Mr. Charles Bingley, a senhora Bennet enlouquece ao se deparar com um alvo perfeito para formar um laço com alguma de suas filhas e ela não vai poupar esforços para que isso ocorra. O Mr. Bingley trouxe consigo algumas pessoas que ficariam instaladas em sua casa pelo tempo que ele passasse em Hertfordshire, sua irmã Caroline e seu melhor amigo, Mr. Darcy. 

O plano da Sra. Bennet acaba se perdendo já que o Sr. Bingley se encantara foi por sua filha mais velha Jane. E isso deixa os Bennet totalmente ouriçados! Em contra partida, temos o Sr. Darcy que apesar de ser um amigo muito leal ao Sr. Bingley, fica recluso em seu casulo durante toda a sua estadia em Hertfordshire. Por esse fato, ele é visto por todos ao seu redor como um rico metido, arrogante e orgulhoso - e chega até a desfazer de Elizabeth. Este preconceito contra ele é agravado pela intriga de Mr. Wickham, que apesar de ser mais interessante aos olhos de Lizzy do que o Mr. Darcy, ele possui um mal caráter. 

Mr. Bennet faz tudo que está ao seu alcance para aproximar Mr. Bingley da sua filha preferida, Jane, enquanto pressiona Lizzy para aceitar a proposta de Mr. Collins, já que este a pedira em casamento. Mas tudo lhe corre mal, pois Mr. Collins acaba sendo rejeitado por Lizzy. 

Enquanto isso Mr. Bingley acaba por abandonar a região e também os seus propósitos de se casar com Jane, devido à influência de Mr. Darcy, que considera a família Bennet muito abaixo da sua condição social.

Quanto a Mr. Darcy, o amigo de Mr. Bingley, apesar do seu orgulho, ele pede Lizzy em casamento, que recusa a sua proposta. A sua maneira de ser extremamente arrogante torna o pedido quase ofensivo para Lizzy. 

Porém o preconceito de Lizzy contra Mr. Darcy começa a desvanecer logo em seguida, quando ele lhe entrega uma carta onde explica a sua versão do seu desentendimento com Wickham, que era afilhado de seu pai. Após a morte deste, Wickham recusou a assumir compromissos que havia feito e após exigir dinheiro a que não tinha direito, vinha tentando seduzir a irmã mais nova de Mr. Darcy. Na carta, Mr. Darcy pede ainda perdão se a ofendeu com as suas palavras, mas reafirma que a sede de dinheiro demonstrada por Mr. Bennet, ou o comportamento das suas irmãs mais novas, são razões fortes para ela e a irmã Jane não poderem ser consideradas como um bom partido. 

Quando Lizzy faz uma visita a Pemberley, à propriedade dos Darcy, na companhia dos seus tios, ela tem oportunidade de conhecer melhor a sua personalidade e pouco a pouco, ela percebe que Darcy no fundo é um homem bom. 

Então, se de início Mr. Darcy é mal educado ferindo o orgulho de Lizzy, com o tempo ele se redime de cada erro e passa a ser mais educado. Por isso mesmo, o encanto desse romance é a forma como Lizzy e Mr. Darcy acabam se apaixonando e como o amor deles é construído com o desenrolar da história, substituindo o desprezo pela admiração de Lizzy. 

Pouco tempo depois, a irmã mais nova de Lizzy, Lydia, foge com Wickham, que revela o seu verdadeiro caráter e a tragédia abate-se sobre a família. Mr. Darcy, preocupado com Lizzy, procura Wickham e obriga-o a casar-se com Lydia, com a cumplicidade dos tios de Lizzy, a quem pede segredo. 

Mais tarde, Mr. Bingley reaparece e resolve pedir a mão de Jane em casamento. 

Lady Catherine de Bourgh, tia de Mr. Darcy, temendo uma união desastrosa na sua família, faz uma visita a Lizzy em que exige que ela se afaste de Mr. Darcy, para que este possa se casar com a filha dela. 

Porém Lady Catherine não conseguiu afastá-los pois Lizzy ao saber pelos seus tios que foi Mr. Darcy quem procurou e obrigou Wickham a se casar com sua irmã Lydia, Lizzy enfim aceita o pedido renovado de casamento feito por Mr. Darcy e ela claro.... aceita de imediato!