O Gladiador (Bem Kane)


 Obs: Baseado no filme. 

Nos dias finais do Reinado de Marcus Aurelius, Cézar ao pressentir que estava prestes a morrer pede a Maximus comandante do exército romano, que se torne protetor de Roma, para devolver o poder ao povo e acabar com a corrupção. Quando Commodus filho de Cézar recebe a notícia pelo seu pai fica indignado e o sufoca até a morte. Assume a coroa e ordena a morte de Maximus que consegue fugir e passa a se esconder como um escravo e gladiador do Império Romano. 

Os gladiadores eram homens que entravam na arena para morrer e dar espetáculo ao público. Quando se apresentavam na arena diante do Imperador e todo o povo diziam: "Aqueles que vão morrer os saúdam." 

Quando Maximus, que ganhou o apelido de espanhol pela multidão e os outros escravos entraram para fazer uma recriação da queda da segunda Cartágo, em vez de serem derrotados como conta a história ganharam e Commodus quis conhecer o gladiador Espanhol. 

 Diante da resistência do escravo em revelar seu nome este ordena que tire o capacete e diga o seu nome. Então o gladiador tira o capacete e responde: "Meu nome é Máximus Décimus Meridius", comandante dos exércitos do norte, general da legião fênix, servo do verdadeiro imperador Marcus Aurelius, pai de um filho assassinado e marido de uma esposa assassinada e terei a minha vingança nesta vida ou na próxima". A vontade de Commudus é matá-lo, mas Maximus é salvo pela multidão que grita em coro do Coliseu inteiro "vivo""vivo""vivo""vivo"! 

A irmã de Commudus Lucila com quem Maximus havia tido um romance anteriormente visita-o na prisão e oferece ajuda, mas Maximus rejeita acusando-a de não ter evitado o assassinato de seu filho e sua mulher. Então ela vai embora aborrecida, mas continua disposta a ajudá-lo. 

Maximus tem alguns companheiros que o ajudam e um em especial para qual ele conta sobre a saudade da sua família. Em uma dessas conversas ele diz à Maximus "Você tem um grande nome; ele precisa (Commodus) matar seu nome antes de matar você". 

Eles lutam juntos e a cada batalha que Maximus vence torna-se mais importante que o Imperador de Roma. Maximus recebe o apoio do Senador e aceita a ajuda de Lucila a qual o Imperador tem um amor incestuoso pela irmã, fazendo-a viver sobre pressão e medo, principalmente quando este insinua fazer alguma maldade com o filho dela Lucius. 

Commodus desafia Maximus para a arena, mas antes o apunhá-lo pelas costas ele manda um dos seus soldados consertar a armadura e esconder a ferida que havia feito para levar vantagem. 

Maximus começa perdendo e tonto devido ao ferimento, recupera -se e quebra a cara de Commudus cravando-lhe o próprio punhal do Imperador no pescoço do covarde. Antes de se despedir Maximus pede a Quintos que liberte seus homens e reintegre o Senador Gracco ao poder. 

Enfim o Gladiador morre nos braços de Lucila dizendo: "Lucius está salvo". E vai se encontrar à sua família no outro lado da vida”!